19 de maio de 2012

Vinhos - parte 1


Bebidas fermentadas e bebidas destiladas – Vinhos branco, tinto e rosado – O espumante – Coquetéis e suas receitas – Como abrir bem uma garrafa – O vinho do porto, o conhaque e licores

O VINHO e o ÁLCOOl são companheiros indispensáveis da vida social. Ninguém se lembraria de dar uma festa ou receber amigos para um jantar ou um almoço, servindo água, que não é uma bebida fidalga e não anima ambiente algum.

Há bebidas fermentadas e bebidas destiladas, como o conhaque, o uísque, o gin, as aguardentes e licores em geral.

Os vinhos servem-se durante a refeição e acompanham os pratos, porque são uma espécie de molho à parte. É por isso que eles variam, segundo o prato que é servido. Em linha geral, os vinhos são brancos e tintos, havendo os rosados de certas regiões, muito agradáveis quando bem frescos, em refeições de verão.

Os vinhos brancos são doces, meio-doces e secos. Acompanham peixe e pratos que tenham sido preparados com vinho branco. Muitos deles – sendo doces- combinam perfeitamente com a sobremesa e as frutas. Neste caso, substituem os vinhos do Porto e os do tipo Moscatel, clássicos para o fim das refeições.

Os vinhos brancos bebem-se frescos ou bem frescos. Se for de grande classe, não convém que passem de uma temperatura razoável, pois o excessivamente quente e o excessivamente frio tiram o paladar do qeu se bebe ou se come, como que anestesiando a boca. Os vinhos secos são os que dizem melhor com o peixe e devem vir antes do tinto, seja qual for a ordem dos pratos. Por isso mesmo, é indispensável que se organize o menu nesse sentido.

Os vinhos tintos acompanham os demais pratos, carnes, ovos, aves e queijo. São servidos na temperatura normal e, nos dias frios, podem e devem mesmo ser aquecidos ao sol (minutos apenas) ou deixados durante algumas horas na sala de refeição para tomar a temperatura do ambiente. É a isso que os franceses chamam de chambrer. Há vinhos tintos de muitas regiões e muitas datas. Os vinhos mais fortes devem ser bebidos depois dos mais fracos, como é de bom senso, sem o que os mais fortes prejudicariam o gosto dos mais fracos.  Isso, no caso de serem servidos dois ou mais vinhos tintos, o que pode acontecer.

Com salada, nunca se bebe vinho, pois o vinagre dará cabo de qualquer vinho. O vinho rosado bebe-se bem refrescado e nos dias quentes, podendo mesmo ser servido do começo ao fim da refeição.

Se o vinho branco e rosado não forem de muita classe, convém servi-los em temperatura bastante baixa, o que lhes disfarça a qualidade. O queijo melhora muito o vinho tinto, seja ele qual for.

Pode-se servir cerveja em uma refeição, sobretudo ao almoço. Há pratos que pedem cerveja, digamos, os pratos alemães, as salsichas, o eisben e o knickbein. O chucrute é preparado com vinho branco. Com ele serve-se cerveja ou vinho branco, à vontade de quem o come.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante.