Sobre este blog

Vivemos, hoje, em um mundo fundamentalmente diverso daquele de nossos avós e mesmo, sem recuar muito no tempo, de nossos pais: vida trepidante, veloz, inquieta, em que a velocidade e, pois, o relógio, substituíram os vagares de outrora; em que a cordialidade e a civilidade cederam lugar à agressividade e à indelicadeza, em que a sensibilidade aos poucos vai sendo esmagada por um materialismo desconcertante; em que os cuidados e o carinho das babás já se tornaram estórias para crianças...

Substituídas pelo zum-zum de máquinas e motores; vida que, em suma, levada que era em tempo de valsa, passou a palpitar em ritmo de "rock-and-roll".

Não podemos deixar de lastimar esse estado de coisas, responsável pelo abandono quase completo das formas de cortesia como eram compreendidas até o início do século passado, e hoje relegadas a segundo plano por um generalizado e "cômodo" desleixo no modo de falar, de apresentar-se, de comportar-se.

Às pessoas que comigo partilham desse ponto de vista e, portanto, desaprovam a maneira atual de viver, dedico este precioso blog, assim como àquelas que não tenham recebido, não importa por que razões, as bases da educação burguesa, embora vivam exatamente nesse tipo de sociedade.

Destina-se também, obviamente, àquelas que, conquanto hajam sido distinguidas com refinados ensinamentos de civilidade, não podem ou não conseguem - coisa naturalíssima - lembrar prontamente de todos os inúmeros variados aspectos da etiqueta para todas as ocasiões da vida social.