18 de junho de 2012

Higiene do Rosto

O rosto, os olhares e os nervos são os nossos três maiores traidores, e isso quando menos os pensamos. Eis porque é preciso bem controlá-los:


1- Manter o rosto sempre limpo a não ser em certos  trabalhos.

2 - Manter o rosto sempre igual, mesmo nas maiores adversidades e contratempos.

3- É muito feio revirar os olhos, o nariz e os lábios imitando os macacos. Esta mímica do rosto só é aconselhável e até necessária no teatro. E só.

4 - Ótima economia é barbear-se em casa.

5 - Quanto às exigências femininas referentes ao rosto, à pele, tanto para a higiene como para a beleza e conveniências sociais, não compete a este blog tratar do assunto. A beleza é uma rosa que murcha logo.

6 - Na época da puberdade, mais ou menos entre 10 e 18 anos, não se perturbar pelas espinhas e escrófulas que afeiam o rosto. São inevitáveis e passarão. O que não se deve fazer de forma alguma é querer impedir que tais espinhas apareçam; sob o pretexto de "beleza", a gente pode envenenar-se facilmente.

7 - Nas barbearias, exigir que os barbeiros desinfetem as navalhas e que os cabeleireiros desinfetem as tesouras, sem o que, propagar-se-ão muitas doenças da cabeça e do rosto. Apesar de a higiene convencional exigir isto, nem sempre ou quase nunca se vê esta simples noção de asseio em execução.

8 - Não se deve fixar o rosto, ou melhor, as vistas em ninguém, o que pode ser interpretado de diversos modos.

9 - Lembrar-se que saber governar o rosto, o gênio, o caráter é a maior das vitórias. É custoso. E no entanto, é a primeira cousa que temos de fazer para triunfarmos na vida. Por bem ou por mal, temos que nos dominar.

Nenhum comentário: