19 de junho de 2012

Higiene das mãos e dos pés

Partes essenciais do corpo, sem as quais não poderíamos fazer quase nada. Sua higiene é tão importante quanto respirar.


1 - Não ter as mãos sujas a não ser quando em serviços braçais grosseiros.

2 - Nunca almoçar, jantar, tomar café, comer frutas, com as mãos sujas.

3 - Sempre lavar as mãos após ter se servido da privada.

4 - Quem sua unhas compridas, não deixá-las de "luto", isto é, sujas por baixo.

5 - Em certos casos, a tolha de rosto e de mãos deve ser individual, porque pode transmitir doenças da pele. Em hotéis e pensões já se usam toalhas de papel para as mãos.

6 - Péssimo costume, genuinamente brasileiro, é de andar com as mãos nos bolsos da calça. Além de ser anti-educativo, tal costume é muitas e muitas vezes desonesto... a tal ponto que os estrangeiros reparam muito nisso.

7 - Nas crianças é costume feio andar estrilando os dedos ou fazendo cócegas.

8 - Mãos que trabalham, mãos que rezam, mãos que abençoam, eis umas mãos benditas. Verdadeiro, meio de, em 60% dos casos, não ter que estendê-las, pedindo...

9 - Os pés devem ser lavados diariamente, após o trabalho, antes do jantar; ou então, antes do deitar. Isto, por asseio e para poupar os pobres lençóis.

10 - É inaceitável e inadmissível ter bicho de pé. E no entanto, as crianças da roça deles estão cheias, por um ou outro motivo.

11 - Os roceiros devem a todo custo, trabalhar de sapatão, ou pelos menos, com alparcatas de couro. Isto evitará estrepes, tropeções, e sobretudo, muita mordedura de cobra. O dinheiro gasto inutilmente em fumo e pinga e doces e outras mil bugigangas, dá para comprar sapatões para toda a família. Esta questão de trabalhar calçada é questão número 1 para todos os roceiros.

12 - Quem dirá todas as demais doenças que um bom sapato fará evitar? Reumatismos, amarelão, cortes da enxada ou da foice, mordedura de animais, etc. etc. E quando for possível, comprar um par de botas, o que é ainda melhor.

Nenhum comentário: