Em nosso corpo, nada mais importante que a cabeça. Afinal, quem sobreviveria sem ela?
1 - Lavá-la quase todos os dias, mesmo em tempo de frio. Sem isto, criam-se cascão, lendias, piolhos e caspas. E é tão feio a gente notar isso nos outros.
2 - Trazer o cabelo sempre penteado, mas sem aquela inquietação incessante.
3 - Fugir igualmente da vaidade que faz passar meia hora diante do espelho e do desleixo que nunca olha para ele... No meio está a virtude.
4 - Evitar de ficar muito tempo com a cabeça exposta ao sol ou ainda aos grandes frios. No primeiro caso, ataque de insolação. No segundo, constipação.

6 - Evitar os antigos costumes de muito cheiro e muito perfume, o que fazia o povo de bom senso dizer: "Quanto mais cheira, mais fede". Que tal, hoje?
7 - Lavar a cabeça, não quer dizer simplesmente molhá-la para se pentear. Quanta cabeça bonita escondendo muita sujeira! - Vaidade e asseio são duas coisas bem diferentes. Este, nada custa a não ser a água, o sabão e vontade. Aquela, não há dinheiro que baste para satisfazê-la. Isto é, nunca está satisfeita.
8 - Cuidar particularmente da limpeza da nuca e atrás das orelhas, dois lugares muito descuidados pelas crianças, mesmo das cidades.
9 - Contra a calvície não há remédio a não ser conformar-se...
10 - Os que trabalham mais com a cabeça do que com o braço, devem procurar alguma ocupação manual para variar ou descansar. Sem isto, haverá muita nervosia, neurastenia, vida impossível e até casos de hospício...
11 - Não virar a cabeça a torto e a direito nas ruas, que nem um cata-vento.
12 - Moralmente, o ser humano vale pela cabeça, e não pelo coração...
Nenhum comentário:
Postar um comentário